Muriel Waldman
Regente
Regente
Muriel Waldman é regente de orquestra e de coro. Ela dirige a Orquestra de Cordas “Laetare” como também os Corais “Canticorum |Jubilum” e “Vox Aeterna”. Ela dirigiu até 2007 a Orquestra e o Coro da Sociedade “Pro Musica Sacra” de São Paulo. Ela também faz parte do Duo ViWa-Música de piano e saxofone com o saxofonista Milton Vito.
Membro do Centro de Música Brasileira , ela tem a função de primeira secretária da Sociedade Brasileira de Musicologia.
Carreira:
Em 2007, Muriel Waldman desenvolveu o projeto “Quem tem medo de música clássica?” com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo. Este projeto consiste na realização de concertos didáticos interativos nas escolas públicas da região de São Paulo, tendo como objetivo familiarizar os jovens com a escuta de música clássica e através dela dar-lhes o gosto pela música de concerto.
Obteve o título de Mestre em Musicologia e Práticas Interpretativas pela Escolade Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA- USP.
Dirigiu como regente convidada a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra de Câmara Paulista, a Orquestra Filarmonia, como também diversos grupos e orquestras de festivais, tais como de Tatuí, Curitiba, Juiz de Fora e Itú.
Criou o “Coral Renascença” da Universidade Livre de Música e o dirigiu durante toda sua existência (1994- 2000). Ela também lecionou nesta instituição diversas disciplinas como Canto Coral, Teoria e Percepção musical, Leitura musical para cantores e Iniciação à Música Vocal Erudita.
Foi coordenadora do Curso Superior de Música (licenciatura e bacharelado) da Faculdade Paulista de Arte onde lecionou Regência de Orquestra e Canto Coral.
Formação:
Muriel Waldman estudou na Faculdade Santa Marcelina de Música. Ela fez também integralmente o Curso de Composição e Regência de Orquestra da Universidade Livre de Música Tom Jobim. Também fez integralmente o único curso completo de Regência de Orquestra dado no Brasil pelo Maestro Eleazar de Carvalho ( Forte das Artes , 1995-1996).
Em 1998, ela obteve uma bolsa de estudos para fazer um curso de Análise e Regência das Cantatas de Johann Sebastian Bach, na Internationale BachAkademie de Stuttgart (Alemanha), onde trabalhou com o célebre Maestro Helmuth Rilling.
Na Regência de Orquestra, seus professores foram Roberto Farias, Aylton Escobar, Lutero Rodrigues, Eleazar de Carvalho e Ernani Aguiar, e na Regência Coral, Naomi Munakata. Participou de diversos festivais e MasterClasses, em particular, com Fábio Mechetti, H.-J. Koellreuter e Carlyle Weiss.
No piano, ela foi aluna de Eudoxia de Barros, Vera Astrakhan, Amaral Vieira e Beatriz Balzi. Em 1984, foi para os Estados Unidos a fim de fazer um curso de aperfeiçoamento com a pianista Eunica Podis no Cleveland Institute of Music. Realizou diversos recitais em São Paulo e no interior, em solo ou com o saxofonista Milton Vito.
Nas matérias teóricas, foi aluna de Osvaldo Lacerda, com o qual estudou composição , como também com o compositor Almeida Prado, ele mesmo aluno de Nadia Boulanger e Olivier Messiaen Em 1982, recebeu o Troféu Bach por uma de suas composições.
Algumas realizações:
Sua interpretação do Oratório “As Sete Palavras de Cristo na Cruz” do compositor paulista Amaral Vieira teve enorme sucesso. Gravado ao vivo, foi transmitido em todo o Brasil pela Rádio Cultura FM. Durante as comemorações do 500 anos do descobrimento do Brasil, o mesmo aconteceu com as “Matinas de Natal” do Padre José Maurício Nunes Garcia, compositor brasileiro da época colonial.
Profundamente engajada na valorização da música erudita nacional, tanto antiga como contemporânea, Muriel Waldman desenvolveu um repertório extenso com obras de todas as épocas. Destacam-se as que foram trabalhadas e apresentadas pela a Orquestra de Cordas Laetare, que em três anos e meio de atividades, já totalizam cerca de 50 títulos.